Perguntas frequentes!
Qual a vantagem em vender ou alugar direto com interessados?
A maior vantagem é a economia. Você não precisa arcar com os custos das taxas e comissões imobiliárias: 6% sob o valor do imóvel em caso de venda ou o valor integral do primeiro mês de aluguel. A Zero Comissão oferece ferramentas e alternativas para que você possa negociar o seu imóvel de forma direta, com mais economia. Temos uma plataforma exclusiva no site que permite a comunicação direta entre o proprietário e o interessado.
Nós conectamos pessoas para que elas possam comprar, vender ou alugar de forma fácil e rápida, mas não participamos ou interferimos de qualquer forma nas negociações.
Como os clientes interessados em meu imóvel entrarão em contato?
Assim que um cliente se interessar pelo seu imóvel, você receberá o contato dele no seu e-mail, por SMS e na sua plataforma exclusiva no site ZERO COMISSÃO. Nessa plataforma você terá todas as ferramentas para facilitar a sua comunicação com pessoas interessadas, poderá trocar mensagens, agendar visitas e até receber as propostas.
Nós conectamos pessoas para que elas possam comprar, vender ou alugar de forma fácil e rápida, mas não participamos ou interferimos de qualquer forma nas negociações.
Como agendar visita com os interessados?
Você receberá os contatos dos interessados no seu imóvel e poderá agendar o melhor dia e horário para a realização da visita. Essa é uma das etapas mais importantes na negociação e é ali que o interessado vai decidir se quer fechar negócio ou não. Ninguém melhor que o proprietário para falar sobre o seu imóvel.
Vender ou Alugar meu imóvel sem intermediários é ilegal?
Não é ilegal!
É totalmente permitido por lei que o proprietário venda ou alugue seu imóvel sem Intermediários.
Lembre-se, não exite em procurar um Advogado de sua confiança, pois são eles que te ajudarão a dirimir qualquer dúvida sobre sua negociação.
Dicas de como fazer um bom anúncio.
Nós conectamos pessoas para que elas possam comprar, vender ou alugar de forma fácil e rápida, mas não participamos ou interferimos de qualquer forma nas negociações.
Queremos que você tenha a melhor experiência possível na ZERO COMISSÃO. Por isso, veja as nossas dicas de como inserir um anúncio:
Imagens - Elas são essenciais em um anúncio, pois demonstram o estado do imóvel que você está vendendo.
Anúncios com fotos são vistos até 7 vezes mais, além de atraírem a atenção dos compradores.
Atenção: Não é permitido utilizar imagens que contenham links ou e-mails.
Título - Procure ser objetivo. O título deve ser a parte do anúncio que descreve o imóvel oferecido em poucas palavras.
Lembre-se: O título não pode conter palavras ou símbolos que não tenham relação com o que está sendo anunciado. Exemplo: “vendo”, “compro”, “oportunidade”, @#$%*, entre outros.
Contato - Crie a sua conta usando o seu próprio e-mail e telefone. Ter contatos verídicos evita denúncias de outros usuários.
Preço - O preço é um ponto muito importante no anúncio. Por isso, sempre coloque o valor total no campo “Preço”. Exemplo: Se você está vendendo um apartamento por R$ 300.000,00, coloque este valor no campo e, na descrição, cite que você aceita financiamento, aceita parcelamento, outros imoveis como forma de pagamento, etc
Lembre-se: Se o valor apresentado no campo “Preço” não for referente ao valor total do imóvel, o seu anúncio poderá ser removido.
Campos de seleção - Em algumas categorias você poderá encontrar filtros para detalhar seu imóvel oferecido. Isso facilita na busca dos anúncios.
Preencha a quantidade de quartos corretamente, vagas de garagem, se tem suítes, etc., para que os usuários encontrem o máximo de informações.
Descrição - Descreva bem seu imóvel, com todas as informações que você ainda não havia detalhado nos campos anteriores. Mostre para os usuários os motivos para comprar o seu imóvel.
Lembre-se: Não são permitidos anúncios que contenham palavras de busca que não estão diretamente relacionadas ao seu imóvel anunciado. Links e e-mails também não são permitidos.
Está querendo fazer uma venda?
Como queremos que você tenha a melhor experiência possível, sugerimos algumas dicas para você que está prestes a realizar uma negociação.
- Antes de se encontrar com o comprador, busque informações sobre ele. Pergunte o nome com sobrenome, lugar onde mora ou trabalha, telefone para contato ou e-mail, entre outras informações que possam ajudar a identificá-lo;
- Com os dados sobre o comprador, faça uma pesquisa nas mídias sociais;
- Não compartilhe o seu código de confirmação de telefone. Esta informação se refere, exclusivamente, aos dados da sua conta. Fique atento!
- Desconfie se o comprador está muito apressado, nervoso ou impaciente;
- Nunca efetue entrega de produtos ou realize pagamentos a uma pessoa que se diz "representante da ZERO COMISSÃO". Não participamos, em hipótese alguma, das negociações que ocorrem entre comprador e vendedor;
Feito isso, você poderá ter uma boa negociação. Esteja sempre de olho! ;)
Atenção! Não compartilhe códigos de validação/verificação
Desconfie de pessoas que entram em contato com você afirmando que são representantes da ZERO COMISSÃO, principalmente se forem feitas solicitações como as listadas abaixo:
1. Solicitação de códigos de verificação por WhatsApp, e-mail ou telefone
Nunca compartilhe com terceiros os códigos de verificação enviados para o seu celular.
2. Solicitação de pagamentos
Não deposite dinheiro ou faça pagamentos de boletos que não tenham sido enviados por contatos oficiais da ZERO COMISSÃO (somente realizados via e-mail). Caso seja solicitado , desconfie da autenticidade do boleto, não realize o pagamento e entre em contato conosco.
3. Solicitação de documentos pessoais
Em hipótese alguma compartilhe seus dados com terceiros. A ZERO COMISSÃO não solicita o envio de documentos pessoais por nenhuma ferramenta de mensagem instantânea, telefone ou e-mail.
Lembre-se:
- Na ZERO COMISSÃO não é necessária a validação com código de segurança para utilização do chat da plataforma;
- Verifique a origem de links e se o mesmo é confiável antes de clicar;
- A ZERO COMISSÃO nunca pedirá informações que permitam acesso à sua conta via chat, telefone, SMS, Whatsapp e redes sociais.
Aqui na ZERO COMISSÃO, nós conectamos pessoas para que elas possam comprar e vender de forma fácil e rápida, mas não participamos ou interferimos de qualquer forma nas negociações.
Está pensando em alugar imóveis para temporada?
Sabemos que alugar um imóvel é uma boa opção para passar as férias ou um feriado, então recomendamos algumas dicas para a sua negociação:
- Atente-se à busca pelos menores preços. Antes, pesquise os valores da região, sejam de hotéis, pousadas ou outros imóveis. É importante ter uma noção de valores médios e prestar atenção a ofertas com preços muito abaixo da média;
- Avalie minuciosamente todas as informações do anúncio e dê preferência aos imóveis com informações mais completas, descrições maiores e melhores, além de fotos;
- Desconfie de anúncios não realistas, com fotos não condizentes com a descrição ou localização do imóvel;
- Tire todas as dúvidas sobre o imóvel com o contato do anúncio. Use o chat e, quando houver o interesse de fato, ligue no telefone informado para validar o número. Não hesite em perguntar e tirar todas as dúvidas;
- Ligue para o condomínio ou para imóveis vizinhos (busque o telefone na internet, se necessário) e confirme a existência da casa e da locação. Use ferramentas e aplicativos de localização para checar a veracidade do imóvel. Verifique no mapa se as informações estão de acordo com o explicado pelo locatário. Se possível, visite o imóvel antes de efetuar a locação;
- Formalize um contrato na hora da locação e verifique se os dados condizem com o que foi negociado. Não se esqueça de discriminar tipo e número de cômodos, garagem, entre outros detalhes. Se o imóvel for mobiliado, inclua no contrato a descrição da mobília, a relação de móveis e utensílios e o estado de conservação;
- Os contratos devem possuir cláusulas que buscam assegurar que nenhuma das partes seja prejudicada. Elas incluem valores da locação, período, quantidade máxima de pessoas para o imóvel, além de dados dos responsáveis, como RG e CPF;
- Verifique se os dados do contrato conferem com os do proprietário do imóvel. Solicite uma cópia/foto da escritura/IPTU que auxilie na comprovação;
- Se possível, faça uma vistoria no imóvel com o responsável do anúncio e/ou proprietário, listando toda a relação de móveis e utensílios. Ao fim da locação, faça nova vistoria;
- Evite fazer depósitos antes de se certificar da veracidade dos dados e de confirmar a existência do imóvel;
- Fique atento: o prazo do contrato de aluguel para temporada não pode ultrapassar 90 dias. Nesse tipo de negociação é permitido ao locador cobrar antecipadamente o pagamento do aluguel e encargos. Porém, para evitar contratempos, o Procon não aconselha que o consumidor pague o valor integral de forma antecipada;
- Exija recibo discriminado de todas as quantias pagas.
Aqui na ZERO COMISSÃO, nós conectamos pessoas para que elas possam comprar, vender ou alugar de forma fácil e rápida, mas não participamos ou interferimos de qualquer forma nas negociações.
A ZERO COMISSÃO exige exclusividade na venda ou locação do meu imóvel?
Não exigimos exclusividade. Você pode continuar anunciando o seu imóvel com outros corretores ou imobiliárias.
Vendi meu imóvel. Posso colocar outro imóvel no mesmo anúncio?
Não. Nesse caso você terá que contratar um novo plano e criar um outro anúncio.
Quanto custa anunciar na Zero Comissão?
Plano de anúncios para Venda:
- R$199,00 (Cento e Noventa e Nove Reais), válidos por 30 dias, sendo pagamento à Vista pelo Cartão de Crédito.
- R$ 399,00 (Trezentos e Noventa e Nove Reais), válidos por 90 dias, sendo pagamento à Vista ou em até 03 vezes sem juros pelo Cartão de Crédito.
- R$ 599,00 (Quinhentos e Noventa e Nove Reais), válidos por 180 dias, sendo pagamento à Vista ou em até 06 vezes sem juros pelo Cartão de Crédito.
Plano de anúncios para Locação:
- R$199,00 (Cento e Noventa e Nove Reais), válidos por 30 dias, sendo pagamento à Vista pelo Cartão de Crédito.
- R$ 399,00 (Trezentos e Noventa e Nove Reais), válidos por 90 dias, sendo pagamento à Vista ou em até 03 vezes sem juros pelo Cartão de Crédito.
- R$ 599,00 (Quinhentos e Noventa e Nove Reais), válidos por 180 dias, sendo pagamento à Vista ou em até 06 vezes sem juros pelo Cartão de Crédito.
Documentações e Certidões necessárias para a Compra e Venda de Imóveis
Documentações do comprador e vendedor.
O processo de compra do imóvel exige a entrega de diferentes documentos de comprador e vendedor. É importante lembrar que nem todos são obrigatórios, mas os que citaremos a seguir são os mais comumente solicitados e que evitam riscos contratuais.
Confira:
- Documentos do proprietário.
O primeiro passo é realizar uma consulta prévia que permita compreender qual é sua situação civil, financeira e judicial. Esse processo requer a entrega de cópias de CPF e RG, além das seguintes certidões:
- De nascimento ou casamento para comprovar o estado civil e verificar as ações necessárias. Por exemplo: se o vendedor for casado, o cônjuge precisa autorizar o negócio. Se for divorciado com filhos, é preciso avaliar se o imóvel é objeto de herança;
- Judiciais, que devem abranger os níveis municipal, estadual e federal para analisar se o proprietário está arrolado em algum processo em andamento. No caso de uma ação cível, tenha certeza de que os bens alienados do vendedor são suficientes para o pagamento da dívida.
No caso de o vendedor ser pessoa jurídica, mais documentos são exigidos:
- Cópia autenticada do estatuto ou contrato social na Junta Comercial;
- Papéis com alterações contratuais ou estatutárias registrados na Junta Comercial;
- Carta com a data da última modificação do estatuto ou do contrato;
- Certidão negativa de débito com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS);
- Certidão negativa de débitos estaduais, obtida na Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz);
- Certidão negativa de ações na Justiça do Trabalho e Federal.
- Documentos do comprador
O interessado em comprar um imóvel também precisa entregar uma série de documentos, especialmente se a aquisição for feita por meio de financiamento bancário.
De modo geral, é exigida a apresentação dos seguintes documentos:
- Cópias de RG e CPF;
- Certidão de casamento ou nascimento;
- Cópias dos três últimos comprovantes de renda;
- Certidão de quitação de impostos federais, caso seja comerciante;
- Certidões negativas de ações cíveis, da Justiça Federal, executivos fiscais, protesto de títulos, interdição, tutela e curatela, débitos previdenciários (CND/INSS) e de dívida ativa da União, se for comerciante.
No caso de você desejar usar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para dar a entrada no seu imóvel, é preciso apresentar também:
- Cópia da carteira de trabalho;
- Extrato das contas do FGTS com registros dos 2 anos anteriores;
- Autorização para movimentação das contas vinculadas ao FGTS;
- Declaração de primeira compra de imóvel residencial financiado pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH).
Documentação do imóvel.
A entrega da documentação de comprador e vendedor inicia efetivamente o processo de compra e venda do imóvel. É nesse momento que se torna necessária a apresentação dos arquivos referentes à propriedade.
Nesse momento, é preciso atentar aos seguintes documentos:
- Certidão atualizada de registro do imóvel
Esse documento comprova exatamente qual é a situação do imóvel. Não se devem aceitar escrituras ou contratos particulares como substitutos a essa certidão, pois eles não apresentam todas as informações necessárias.
- Certidão de ônus reais
O objetivo desse documento é comprovar a disponibilização do imóvel e apontar se há penhora ou hipoteca do bem. Essa certidão pode ser solicitada no Cartório de Registro de Imóveis.
- Certidão de quitação fiscal ou guias de IPTU pagas
O Imposto Predial e Territorial Urbano é de responsabilidade do proprietário e, por isso, é necessário estar totalmente quitado para a autorização do processo de compra e venda. Deve-se comprovar o pagamento dos últimos dois anos com guia emitida pela Prefeitura.
- Declaração de quitação de obrigações condominiais
Essa certidão serve para os casos em que o imóvel está em condomínio fechado ou edifício. Deve ser solicitado junto ao síndico ou administradora condominial, já que a inadimplência pode trazer problemas ao comprador.
Abaixo destacamos as Certidões Necessárias para a realização da Compra e Venda de Imóveis:
Esse conjunto de Certidões é de praxe ter que apresentá-los porque servem como garantia de que inexistem apontamentos:
- Cópia do título aquisitivo;
- Certidão de propriedade com negativa de alienações e ônus, que é emitida pelo Cartório de Registro de Imóveis;
- Certidões negativas dos cartórios de protestos no limite de 05 anos anteriores;
- Certidões negativas dos distribuidores forenses das Justiças Federal e Estadual, além de Executivos Fiscais municipais e estaduais de até 10 anos antes;
- Certidão dos distribuidores da Justiça do Trabalho;
- Certidões de objeto de eventuais execuções, ações ou protestos dos documentos relacionados anteriormente;
- IPTU de 02 anos anteriores para comprovação de quitação e cálculo do ITBI;
- Certidão negativa da Prefeitura, indicando o pagamento dos impostos;
- Comprovante de pagamento das últimas faturas de água, energia e gás;
- Cópia autenticada de CPF e RG, certidão de casamento e pacto antinupcial;
- Declaração da administradora do condomínio ou do síndico demonstrando que as despesas estão quitadas.
Lembre-se, não exite em procurar um Advogado de sua confiança, pois são eles que te ajudarão a dirimir qualquer dúvida sobre sua negociação.